terça-feira, 27 de abril de 2010

Egito Antigo



As cheias periódicas do rio Nilo transformam o Egito numa espécie de oásis em meio ao deserto do nordeste africano. Elas são provocadas por chuvas abundantes que caem na nascente do rio, no atrabessas uma extensão de terra de mais de 5 mil quilômetros.

Desde o quarto milênio a.C, o egípcios desenvolveram um complexo sistema de escrita, chamada hieroglífica.Os hieróglifos, palavra grega que significa caracteres sagrados, eram constituídos de pequenos desenhos commúltiplos significados. Em geral, esses desenhos eram gravados ou pintados nas paredes dos túmulos e dos templos.

(3200-2000 a. C). Durante a maior parte deste período, o centro administrativo do Egito era a cidade de Mênfis, localizada do delta do Nilo. Dessa cidade não encontravam vestígios nem mesmo ruínas. Os faraós mais conhecidos foram:Quéops, Quefren e Miqueirinhos. Foram eles que mandaram construir , para serví-lhes de túmulo, as grandes pirâmides da plânicie de Gizé. A partir de 2350a.C lutas entre líderes dos nomos e desorganização do poder central geraram crises que acabaram por enfraquecer a autoridade do faraó.

(2000-1580).O poder do faraó restaurado por governantes do Alto Egito. Desse vez, o centro administrativo se estabeleceu em tebas.Seguiu-se um longo período de ralativa prosperidade que durou cerca de quatrocentos anos, até a invasão dos hicsos. Utilizado armas e recursos de guerra desconhecidos dos egípcios, esse povo, proveniente da Ásia ocidental, dominou e subjugou o Egito durante quaze duzentos anos.Nesse mesmo período, os hebreus também se instalaram na terra dos faraós.

(1580-1085)Período iniciado com expulsão dos hicsos por soberanos do Alto Egito, que restabeleceram a autonomia na região e consolidavam a autoridade do faraó sobre todo o território nesse período ocorreram os governos dos faraós TútmésIII e RamsésII, que converteram o Egito durante algum tempo, na região mais poderosa do Crescete Fértil. O comércio se expandiu, tanto por terra como por mar, tendo chegado até a ilha de Creta. Nessa época, foram construídos os templos de Luxor e Carnac.
A partir do século XIIa.C, teve início um período de enfraquecimento do poder dos faraós, ocasionando por disputas internas. Desestabilizando o poder central, o Egito sofreu sucessivas invasões, culminando com a conquista do Império pelos assírios
, em 671a.C.


Nenhum comentário:

Postar um comentário